Periódico Biblionline (UFPB-2011)
Publicado em: 17/02/2011

Autoria:
Cícero Carlos Oliveira da Silva (UFC-Cariri)
Francilene Gomes Pereira (UFC-Cariri)
David Vernon Vieira (UFC-Cariri)

Prêmio: Artigo premiado no XXXIII ENEBD – Paraíba.

Resumo: O estudo tem como base para pesquisa a Web 2.0 com características voltadas para inteligência coletiva, tendo como foco o Blog, por tratar de uma das ferramentas da rede social. Seu objetivo principal é investigar as relações do blog com o mundo digital universitário. Apresenta, contextualiza e discute a sua usabilidade entre discentes do curso de Biblioteconomia da UFC Campus Cariri, fazendo levantamento do perfil de seus colaboradores, do tempo de vida do blog, visitas semanais, quantidade de membros participantes, quantidades de comentários e a frequência com eles são atualizados. Através de identificação dos blogueiros (as) e posteriores análises dos conteúdos, estruturamos os resultados obtidos. Conclui que há uma evolução nas opções de estudos dos acadêmicos do Curso de Biblioteconomia onde o blog é um recurso relevante para ampliar os conhecimentos, uma colaboração além dos muros da universidade que vem corroborar com o incentivo à leitura. A contribuição desse artigo para a Biblioteconomia consiste em mostrar como a tecnologia é parceira do estudante e futuro(a) cientista da informação, fazendo do blog uma prática biblioteconômica por meio das diversas informações postadas que poderão a qualquer momento ser recuperadas.

Referência: (como citar na ABNT 6023)

SILVA, C. C. O. ; PEREIRA, F. G. ; VIEIRA, D. V. . A Utilização de Blogs como ferramenta acadêmica pelos alunos de biblioteconomia da UFC Cariri. Biblionline (João Pessoa), v. 6, p. 1-7, 2010. https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/9613/5229