O Lagenti convida a todos para acompanhar por meio presencial a Defesa da Monografia “A formação do usuário por meio das ferramentas da Web 2.0: uma análise sobre alfabetização informacional.” de autoria da discente Jozeneide Quirino dos Santos, a ser apresentada no dia 2 de fevereiro de 2016, às 9h, através de meio presencial e com a participação de membro externo da banca por webconferência via Skype, os seguintes docentes irão participar da Banca:

Confira o Lattes da Discente Jozeneide Quirino dos Santos. CV Lattes.

Profa. Dra. Gracy Kelli Martins – Biblioteconomia/UFCA – Membro Interno. CV Lattes.
Profa. Dra. Ariluci Góes Elliott – Biblioteconomia/UFCA- Membro Externo. CV Lattes.

A Alfabetização Informacional está ligada à necessidade de se ter o domínio sobre o enorme e crescente universo informacional. Incorporando habilidades, conhecimentos e valores relacionados à busca, acesso, avaliação, organização e difusão da informação. Neste sentido, a presente pesquisa se propõe a verificar os métodos abordados pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Cariri para promover a alfabetização informacional dos seus usuários, verificando ainda o grau de dificuldade que estes usuários possuem frente as tecnologias da informação e durante suas buscas informacionais. Possui como objetivo geral analisar o processo de formação dos usuários na Biblioteca Universitária (BU), bem como, suas experiências com as ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em especial as da Web 2.0 como fonte de informação para os usuários da Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Cariri. E objetivos específicos identificar os programas de formação dos usuários da BU/UFCA, através de questionário com perguntas abertas; Identificar sua comunidade de usuários, reais ou potenciais, de modo a contemplar suas diferentes necessidades, através de questionários com perguntas fechadas; Identificar as competências em TIC dos usuários através de questionários com perguntas fechadas; A metodologia compreende uma pesquisa de cunho descritiva, exploratória e bibliográfica, de abordagem mista. De acordo com os dados obtidos na pesquisa foi constatada que a BU esta preparada para realizar o processo de alfabetização informacional junto a seus usuários, e que o bibliotecário responsável é um fator primordial para que aconteça esse processo de ensino-aprendizagem. A alfabetização é um processo gradativo, mas que necessita de uma equipe de profissionais da informação preparados para essa finalidade que reflita no oferecimento de treinamento e cursos periódicos pela biblioteca para o usuário buscar a informação de forma eficaz e eficiente, e assim torná-los pessoas criticas, seletivas, geradoras de conhecimento e difusoras da informação.

Palavras-Chave: Alfabetização Informacional. Formação de Usuários. Biblioteca Universitária.