O Lagenti convida a todos para acompanhar por meio presencial a Defesa da Monografia “Uma análise dos programas de formação de usuários nas bibliotecas universitárias do Cariri cearense.” de autoria da discente Melissa Cristina Silva, a ser apresentada no dia 14 de julho de 2016, às 9h, através de meio presencial e com a participação de membro externo da banca por webconferência via Skype, os seguintes docentes irão participar da Banca:

Confira o Lattes da Discente Melissa Cristina Silva. CV Lattes.

Profa. Dra. Gracy Kelli Martins – Biblioteconomia/UFCA – Membro Interno. CV Lattes.
Profa. Dra. Gabriela Belmont de Farias – Biblioteconomia/UFC- Membro Externo. CV Lattes.

Apresenta uma análise de como os profissionais das Bibliotecas Universitárias do Cariri estão atingindo suas demandas de formação de usuários, observando como é feito o Programa de Capacitação destes na biblioteca. Busca traçar um perfil ideal para um profissional educador, que desenvolve atividades de Competência Informacional em seu ambiente de trabalho. Descreve a Competência Informacional e traz de forma resumida a sua importância. Identifica os recursos disponibilizados pelas bibliotecas para que possam facilitar os alunos durante suas pesquisas, e os meios que auxiliam na formação de usuários mais autônomos, quanto aos métodos de pesquisa. Elenca módulos de Programas de Capacitação do Usuário muito utilizados nas bibliotecas universitárias brasileiras. A pesquisa foi realizada com nove bibliotecárias das Instituições de Ensino Superior da região, cuja coleta de dados se deu a partir de um questionário aplicado por e-mail e pessoalmente, do dia 29 de março de 2016 ao dia 27 de maio de 2016. Os resultados mostram que os profissionais focam nas Visitas Orientadas, para apresentar o acervo ao usuário, e usam ferramentas visuais para que os usuários se tornem mais autônomos ao adentrar na biblioteca. Quanto ao perfil de bibliotecário formador de usuários, delineado pelas próprias bibliotecárias participantes, um profissional eficaz é aquele que detém de conhecimentos em gestão e sabe trabalhar em equipe. Todavia, o caráter pedagógico do bibliotecário, por vezes, lhe é atribuído, ou, em alguns casos, há a colaboração de outros profissionais que auxiliam na interação da biblioteca e toda a instituição de ensino. O profissional também está apto a outras atividades, onde mostra sua capacidade de comunicação, conhecimento de tecnologias da informação e comunicação, entre outras. Então, relacionando a biblioteca com todo o sistema de disciplinas da instituição, o bibliotecário adapta o acervo, e elabora a Capacitação de Usuários mais adequada a eles.  Portanto, a Competência Informacional passa a ser ensinada aos alunos universitários, através de módulos que abordem métodos simplificados de pesquisa, para habilitá-los a uma melhor busca por informações, tanto no acervo físico, quanto no virtual. As bibliotecas universitárias do Cariri mostraram por meio dos resultados, que cada uma terá seu método próprio para fazer a educação de usuário, já que a especificidade da instituição, e do que é ensinado, reflete diretamente no acervo da biblioteca.

Palavras-chave: Competência informacional, educação de usuário, bibliotecas universitárias, programas de capacitação