Periódico: Revista Folha de Rosto (UFCA-2016)
Publicado em: 13/12/2016

Prêmios:
Artigo premiado na Semana Acadêmica do Curso de Biblioteconomia da UFCA 2016

Autoria: Fabíola da Silva Costa (UFCA), Hemerson Soares da Silva(UFCA) David Vernon Vieira (UFCA)

Resumo: Os leitores eletrônicos, (e-readers em inglês)são os dispositivos ideais para leitura digital, já que oferecem a experiência de leitura mais próxima do livro impresso. Os e-readers trazem muitas vantagens, dentre elas, a grande capacidade de armazenamento, permitindo ao usuário carregar um grande número de arquivos(e-books)em um único dispositivo. Entretanto, no Brasil, o custo para adquirir um e-reader ainda é elevado, em contrapartida, o de um aparelho celular com acesso à internet(smartphone) é menor, e a disponibilidade de aplicativos de leitura pode ser diversa e adquirida de forma gratuita. Diante desse cenário, como medida alternativa, o uso de aplicativos de leitura em smartphones é uma opção para leitores brasileiros que buscam alternativas para a sua leitura, de baixo custo ou de custo nenhum. Com base nessa problemática, a seguinte pesquisa tem como objetivo principal apresentar aos usuários as inúmeras possibilidades que os leitores de livros digitais podem proporcionar no ato da leitura. A pesquisa baseou-se em duas metodologias: a revisão bibliográfica e método de observação direta extensiva, a fim de basear-se em pesquisas já realizadas e aplicar testes com usuários oriundos da Universidade Federal do Cariri –UFCA e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –IFCE. Os testes ocorreram entres os dias 31 de agosto do ano de 2016 ao dia 7 de setembro do mesmo ano, e tinham como propósito que os usuários utilizassem quatro aplicativos de leitura digital (Foxit Reader PDF, Adobe Acrobat Reader, Amazon Kindle e Kobo eBooks), abrangendo os formatos existentes no mercado (pdf, mobi e ePub) e ao final do teste respondessem a um questionário na plataforma do Google Formulários. A pesquisa alcançou êxito, pois conseguiu, mesmo com uma amostra pequena, saber qual o aplicativo de leitura que se aproxima da experiência do livro convencional e atende às necessidades dos usuários.

Referência: (como citar na ABNT 6023) COSTA, F. S. ; SILVA, H. S. ; VIEIRA, D. V. . Aplicativos para leitura digital em dispositivos móveis: uma avaliação dos usuários oriundos da UFCA e IFCE. Folha de Rosto, v. 2, p. 40-49, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/148/93