O Lagenti convida a todos para acompanhar por meio presencial a Defesa da Monografia “A presença digital na Web 2.0: a construção de diretrizes para uso de redes sociais pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri.” de autoria da discente Maria Suellen Alves Lôbo, a ser apresentada no dia 06 de março de 2017, às 9h, através de meio presencial e com a participação de membro externo da banca por webconferência via Skype, os seguintes docentes irão participar da Banca:

Confira o Lattes da Discente Maria Suellen Alves Lôbo. CV Lattes.

Prof. Dr. Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira – Jornalismo/UFCA – Membro Interno. CV Lattes.
Profª Drª. Elisa Cristina Delfini Corrêa – Biblioteconomia/UDESC- Membro Externo. CV Lattes.

A universidade se tratando de um grande celeiro para produção do conhecimento ampara-se em seu Sistema de Bibliotecas. Que visa orientar e auxiliar o gerenciamento de suas BUs, aonde realizam suas atividades fundamentais de tratar e disseminar as informações de maneira cada vez mais competente. Posto isso, o uso de redes sociais vem sendo um mecanismo gradativamente mais popular para estabelecer o diálogo entre os produtos e serviços ofertados por esse conjunto, juntamente com as necessidades dos seus usuários. Observando esse caminho, esta investigação procurou elaborar diretrizes para o uso de redes sociais pelo SIBI da UFCA, que busca uniformizar o gerenciamento dos perfis existentes nas redes sociais ou a serem adotados, assegurando ainda mais a fidedignidade, interação e eficiência dos conteúdos e serviços ofertados por essas redes. Para tal, foi importante caracterizar os caminhos das bibliotecas universitárias brasileiras e sua comunicação com a presença digital. Em seguida veio à explanação da Web 2.0; O desenvolvimento da Biblioteca 2.0, e a caracterização das redes sociais que podem ser adotadas pelas Bus brasileiras. Em termos metodológicos a pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório-descritivo sobre o uso das redes sociais pelas BUs, afirmando a sua presença digital na Web 2.0. Para os objetivos, foram aplicadas duas entrevistas e realizada análises documentais de conteúdo, já instruídas inicialmente pelo levantamento bibliográfico dos subtemas. Entende-se que as redes sociais não se caracterizam apenas como espaços de comunicação e divulgação, mas também de participação, colaboração e interação. Algo ainda, pouco explorado sistematicamente pelas bibliotecas brasileiras, por isso a necessidade de diretrizes voltadas especialmente para esse setor. A pesquisa revelou que o uso de redes sociais se encontra em processo de expansão no âmbito das BUs brasileiras. E que suas diretrizes ainda caminham lentamente, mas vem ganhando margem com a criação de manuais que visam a identidade digital das universidades brasileiras, que acabam refletindo em suas BUs. O que pode ser refletida como um caminho para estabelecer a presença digital nessas unidades de informação. Porém, não podendo limitar-se apenas as instruções desse documento, observando que as BUs tem suas necessidades particulares. A contribuição mais relevante do estudo foi à consolidação de diretrizes voltada para o Sistema de Bibliotecas da UFCA, que se encontra em processo de elaboração ustamente desses padrões.

Palavras-chave: Biblioteca Universitária. Diretrizes. Presença Digital. Redes Sociais. Web 2.0.