O Lagenti convida a todos para acompanhar por meio presencial a Defesa da Dissertação “O uso de mídias sociais em bibliotecas de Universidades Federais do Nordeste Brasileiro: proposta de programa de capacitação para bibliotecários.” de autoria da discente Agenor Leandro Sousa Filho, a ser apresentada no dia 22 de abril de 2019, as 14h, com a participação de membro externo através de webconferência via Skype, os seguintes docentes irão participar da Banca:

Confira o Lattes do Discente Agenor Leandro Souza Filho

Prof. Dr. David Vernon Vieira – PPGB/UFCA – Presidente
Profa. Dra. Maria Cleide Rodrigues Bernardino – PPGB/UFCA – Membro Interno
Profa. Dra. Alzira Karla Araújo da Silva  – UFPB – Membro Externo

A declaração da Defesa para os componentes da banca pode ser acessada pelo Link.

Aborda a utilização das mídias sociais de modo estratégico, voltado para o desenvolvimento de ações de marketing pela Biblioteca Universitária (BUs) de modo a promover de seus produtos e serviços. A utilização dessas ferramentas pela BU é importante, pois elas atuam como um canal de comunicação bidirecional, permitindo ao usuário interagir com a organização, receber um feedback e vice-versa em tempo real. O estudo objetiva apresentar uma proposta de programa de capacitação para a equipe da BU que tenha como foco o uso efetivo as mídias sociais como instrumento de marketing digital. Para tal foi realizado um estudo de campo cujo universo de pesquisa é composto pelas BUs das universidades federais da região Nordeste do Brasil. Inicialmente, foi realizado um levantamento com as instituições que compõem o objeto de estudo como forma de identificar à existência disponibilização de diretrizes informacionais nos sítios web dessas instituições que deem suporte as ações de gestão de perfis de mídias sociais vinculadas a BU e orientações relacionadas ao treinamento da equipe responsável por realizar esse tipo de atividade. Verificou-se que de todo o universo de estudo, apenas 11% das BUs pesquisadas disponibilizam em seus sítios web suas diretrizes informacionais que orientam a gestão de seus perfis nas mídias sociais bem como o desenvolvimento de ações de marketing dentre as diretrizes encontradas, apenas uma delas apresentava informações sobre as características da equipe gestora ressaltando que essa equipe deve passar por um processo de treinamento. A partir disso, foi elaborada por meio das diretrizes encontradas uma proposta de treinamento para o uso de mídias sociais que fosse de encontro com o clima organizacional a unidade de informação, dividida em 4 (quatro) módulos, a proposta de capacitação tem por objetivo proporcionar a equipe designada pela BU informações de cunho institucional, gestão de mídias sociais, marketing e segurança da informação. Por fim, o estudo conclui que a não realização de ações de capacitação para gestão dos perfis da BU nas mídias sociais podem ocasionar em sua subutilização e acarretar em resultados abaixo do esperado pela BU no que se refere a sua atuação em meio digital.

Palavras-chave: Biblioteca Universitária. Mídias Sociais. Marketing em Unidades de Informação. Capacitação de bibliotecários. Diretrizes de uso das Mídias Sociais.