Periódico: Revista Informação@Profissões (UEL-2019)

Publicado em: 09/09/2019.

Autoria: Isaac Brito Roque (UFCA) e David Vernon Vieira (UFCA)

Resumo:

Diante das mudanças ocorridas nos últimos anos no ambiente das bibliotecas universitárias a gestão deste espaço se depara com um novo tipo de usuário já acostumado com a tecnologia da informação que criou novos anseios. A sinalização deve então ser pensada para esse tipo de usuário bem como ampliar também para a questão da acessibilidade assim, é importante rever os serviços e produtos oferecidos pela biblioteca dentro deste enfoque. Apresentar um relato de pesquisa sobre a concepção de soluções de sinalização utilizando ferramentas do Design Thinking com o engajamento de usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal do Cariri (UFCA). De natureza qualitativa o estudo compreendeu a utilização de um grupo focal onde foram entrevistados dez usuários da Biblioteca Universitária da UFCA. De natureza prática e com objetivos exploratórios, sua abordagem foi no formato de pesquisa-ação, visando promover a cooperação dos usuários da biblioteca do Campus de Juazeiro do Norte na concepção de soluções de sinalização do ambiente. Percebeu-se um engajamento colaborativo entre os participantes, envolvendo-os de maneira protagonista e entusiasmada para os desafios de identificar os problemas e propor soluções para a biblioteca. A utilização das etapas e das ferramentas do Design Thinking, ainda que registradas de maneira linear, procurou se adequar ao processo de maneira satisfatória segundo o relato do próprio grupo focal. A colaboração entre as disciplinas de Design e a Ciência da Informação representa uma oportunidade para aproximar a prática do Design Thinking com intuito de otimizar sistemas de sinalização de bibliotecas, embora tenha se demonstrado que os métodos abordados são capazes de alcançar soluções ainda mais amplas. Sobretudo, o principal destaque a se considerar é a inserção dos usuários como parte fundamental no planejamento e estratégias do campo da ciência da informação.

Referência: (como citar na ABNT 6023) ROQUE, I. B. ; VIEIRA, D. V. . Design Thinking na elaboração de uma proposta de sinalização da biblioteca universitária da UFCA: relato de pesquisa. Informação@Profissões, v. 8, p. 20-41, 2019.