O Lagenti convida a todos para acompanhar por meio do Google Meet a Defesa da Dissertação “ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM BIBLIOTECAS ESCOLARES: proposta de um guia para aplicação das competências necessárias para atuação em bibliotecas escolares.” de autoria da discente Denize Euzebio Ribeiro, a ser apresentada no dia 22 de junho de 2020, as 14h, através de webconferência via Google Meet, os seguintes docentes irão participar da Banca:

Prof. Dr. David Vernon Vieira – PPGB/UFCA – Presidente. CV Lattes.
Profa. Dra. Elieny do Nascimento Silva – PPGB/UFCA – Membro Interno. CV Lattes.
Profa. Dra. Maria de Fátima Oliveira Costa – UFC – Membro Externo. CV Lattes.

Confira o Lattes da Discente Denize Euzebio.

O link para a apresentação será disponibilizado faltando alguns minutos para a apresentação.

Apresenta o desenvolvimento das competências dos bibliotecários nas atividades de marketing e sua relação com a performance na oferta de produtos e serviços, em bibliotecas de escolas privadas de Juazeiro do Norte. Neste contexto, os bibliotecários escolares podem repensar suas posturas de atuação profissional, através das práticas de marketing como um diferencial nas suas habilidades e competências. Assim, o objetivo geral foi analisar as competências dos bibliotecários aplicadas nas estratégias de marketing informacional no contexto de atuação das bibliotecas escolares da rede particular de Juazeiro do Norte-CE, bem como identificar os principais produtos e serviços realizados pelas bibliotecas escolares privadas deste município; identificar as habilidades e competências do bibliotecário frente às estratégias de marketing e elaborar um guia de competências para bibliotecários que pretendem desenvolvê-las em bibliotecas escolares. Para tanto, buscou-se embasamento teórico sobre competências, marketing informacional, usuários da informação e biblioteca escolar. A pesquisa, quanto aos objetivos foi classificada como exploratória, com abordagem quali-quantitativa, sendo o levantamento de dados realizado mediante questões semiestruturadas (abertas e fechadas). Quanto ao ambiente, foi classificada como de campo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário eletrônico, elaborado e enviado através da ferramenta Google Docs. A pesquisa contou com a participação de quatro bibliotecárias de escolas privadas de Juazeiro do Norte, tendo em vista a dificuldade em encontrar esse profissional atuando nas bibliotecas escolares da região. A partir da literatura especializada, foi elaborada uma estrutura de análise, que orientou na composição da seção dos resultados. No que se refere aos resultados encontrados, percebeu-se que algumas ações direcionadas ao marketig são adotadas nos serviços de informação, como por exemplo, a atualização do perfil da biblioteca nas redes sociais, a pesquisa de satisfação do usuário, a atualização do cadastro para usuário e a publicação de postagens das atividades promovidas pela biblioteca. Observou-se também, que as bibliotecas concetram o uso dos serviços em apenas três atividades, sendo elas, as atividades de gestão administrativa, atendimento ao público e desenvolvimento de projetos. No que tange as habilidades e competências, notou-se que para efetivar as ações de marketing na biblioteca, as bibliotecárias destacaram ética, iniciativa, empatia, inovação e organização, como sendo as que mais se aplicam ao ambiente da sua unidade. Nesse contexto, permitiu-se inferir que estas gestoras reconhecem a importância da aplicabilidade do marketing para subsidiar no bom desempenho das suas atividades, porém algumas das suas ações revelam-se limitadas, devido as falhas administrativas das instituições, provocada pela falta de conhecimento sobre o potencial da biblioteca, assim como das técnicas de marketing empregadas. Por fim, com base na pesquisa bibliográfica e na coleta de dados com bibliotecários, elaborou-se um guia de habilidades e competências para bibliotecários desenvolver estratégias de marketing nas atividades das bibliotecas escolares. Concluiu-se que os bibliotecários ainda caminham a passos lentos para aplicação correta do marketing condicionada à aquisição de um novo perfil administrativo desse profissional, no sentido de melhor conhecer as ferramentas do marketing para que sejam usadas, de forma a garantir a utilização de seus produtos e serviços, e assim, inovar com os recursos disponíveis para despertar positivamente no hábito dos usuários em procurar a biblioteca.

Palavras-chave: Competências. Marketing Informacional. Usuários da informação. Biblioteca Escolar.