Periódico: Informação em Pauta (UFC-2022)

DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.77928.1-20

Publicado em: 29/12/2022
Autoria: Judah Henrique Pinheiro de Figueiredo (PPGB-UFCA) e David Vernon Vieira (UFCA)

Resumo: Apresenta o planejamento estratégico de marketing em bibliotecas. Discute sobre a aplicação da análise SWOT em Bibliotecas. Realiza uma análise SWOT dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, nos aspectos externos e internos da Biblioteca do Instituto Federal do Ceará campus Crato. Sugere um plano de marketing contendo ações que possibilitem melhorar a visibilidade da biblioteca. A abordagem da pesquisa é aplicada, com a análise dos dados de modo qualitativo. O método se configura como de caráter exploratório e descritivo e de cunho bibliográfico. Constatou-se que as dificuldades enfrentadas estão concentradas no âmbito financeiro que impactam diretamente no desenvolvimento das atividades, na divulgação das ações e interação com os usuários. Diante do cenário de incertezas e escassez de recursos orçamentários sugere-se a criação de perfis nas redes sociais e ações de marketing que melhorem a comunicação e divulgação de seus serviços e produtos juntamente à comunidade de usuários.

Como citar:

FIGUEIREDO, J.; VIEIRA, D. V. A aplicação da análise SWOT e o plano de marketing na biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crato. Informação em Pauta, v. 7, n. 00, p. 1-20, 29 dez. 2022.