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5 de agosto de 2023 por 

SELEÇÃO CANDIDATO(A) PARA BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

ATENÇÃO ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA DA UFCA!

SAIU O RESULTADO DA SELEÇÃO (Mar. 2024) PARA BOLSA REMUNERADA

Eu Prof. David Vieira tive um projeto com um plano de trabalho aprovado pelo meu Grupo de Pesquisa LAGENTI (1 bolsa remunerada) vinculado ao Edital 01/2023/PRPI/UFCA.

Estamos aqui divulgando com os(as) estudantes interessadas(os) do curso de Biblioteconomia da UFCA caso desejem participar da seleção.

Título do Projeto de Iniciação Científica

Ensino de Tecnologia da Informação na Biblioteconomia: desafios e propostas de temáticas para a graduação brasileira

OBJETIVO DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O objetivo geral deste projeto é investigar as propostas de ensino de Tecnologia da Informação nos Cursos de Biblioteconomia observando as temáticas, desafios e formação dos(as) docentes da área para ajudar aos futuros bibliotecários ingressarem no mercado de trabalho.

RESUMO DO PROJETO:

Diante da evolução do ensino de Biblioteconomia no Brasil desde que a primeira escola surgiu em 1911, ao estabelecimento das diretrizes curriculares específicas para a área em 2001 os cursos de Biblioteconomia brasileiros vêm procurando se atualizar para abordar temáticas contemporâneas que exigem dos docentes da unidade curricular de Tecnologia da Informação novas práticas e a busca por conteúdo que ajude ao futuro profissional bibliotecário poder atuar no mercado de trabalho. Assim, o presente projeto terá como objetivo de investigar as propostas de ensino de Tecnologia da Informação nos Cursos de Biblioteconomia observando as temáticas, desafios e formação dos(as) docentes da área para ajudar aos futuros bibliotecários ingressarem no mercado de trabalho. A metodologia será de cunho exploratório e descritivo tendo como locais de investigação os sites institucionais e perfis de formação dos docentes da unidade curricular de TI e observará três variáveis: as temáticas abordadas na área de Tecnologia da Informação destacadas pelos Cursos de Biblioteconomia; o perfil de formação dos(as) docentes que atuam na unidade curricular de TI, os desafios e propostas de evolução dos cursos. Por meio de levantamento a ser realizado pela Internet buscando encontrar os Projetos Políticos Pedagógicos e os Planos de Ensino das disciplinas da Unidade Curricular de TI nos sites institucionais dos Cursos de Biblioteconomia e planilha gerada por meio do sistema de busca e-MEC[1] contendo dados dos cursos presenciais de graduação em Biblioteconomia provenientes do Ministério da Educação do Brasil será estruturado instrumento de coleta de dados (questionário online no Google Docs) que será aplicado com docentes da unidade curricular de Tecnologia da Informação destes cursos. Espera-se como resultado descrever as temáticas abordadas pelos Cursos de Biblioteconomia e os desafios observados para lidar com a constante atualização tecnológica. Este estudo, busca também refletir, e debater sobre a discussão da formação dos(as) docentes ligados à unidade curricular de tecnologia da informação e a necessidade de atualização constante para exercer as atividades de ensino e repassar os conteúdos mais relevantes da área. Por fim, pretende-se com a ajuda de bolsista publicar conteúdo deste projeto de pesquisa em periódicos científicos e eventos que sejam qualificados nesta área e elaborar um mapa interativo descrevendo as temáticas relacionadas com a área de Tecnologia da Informação que estão presentes nos Cursos de Biblioteconomia brasileiros que merecem destaque para a área de Ciência da Informação e permitam um trabalho decente e o emprego pleno e produtivo dos bibliotecários.

[1] E-mec. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/ acesso em: 02 maio 2023.


As(os) interessadas(os) deverão seguir as orientações abaixo:

QUALIFICAÇÃO PARA A BOLSA DE PESQUISA

Toda(o) estudante interessada(o), seja pela bolsa remunerada ou como voluntária, deve possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq e atender a uma das exigências a seguir:

(a) Não possuir vínculo empregatício ou exercer qualquer atividade profissional;

(b) Estar regularmente matriculado no curso de graduação em Biblioteconomia da UFCA do terceiro período em diante e possuir Média de Conclusão igual ou superior a 9 (nove), para as bolsas PIBIC.

(c) De preferência que tenha interesse pela área de tecnologia da informação no curso de biblioteconomia.

(d) Estudantes matriculados no terceiro período em diante do Curso de Biblioteconomia.

(e) estar disponível para uma entrevista online via google meet no dia 10/08 (qui) entre 14h30 e 16h ou 11/08 (sexta) entre 8h e 10h e 14h e 16h . (link a ser enviado por email)


DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

Para efetuar uma indicação, o orientador deverá preencher, no prazo estabelecido neste edital, o Formulário de Indicação de Bolsistas e Voluntários, disponível no site da PRPI (prpi.ufca.edu.br), acompanhado dos documentos a seguir:

(a) Cópia do CPF do estudante indicado;

(b) Cópia do RG do estudante indicado;

(c) Histórico escolar atualizado com status ativo do(a) estudante indicado(a);

(d) Termo de Compromisso do PIICT (Anexos 6 e 7) devidamente assinado;

(e) Link do currículo lattes atualizado

(f) Cópia do cartão bancário ou de comprovante de abertura de conta corrente individual titulada pelo estudante indicado. (no caso de ser a pessoa selecionada)

(g) Carta de Manifestação de interesse destacando seu interesse pelo tema do projeto e sua disponibilidade para participar das atividades prevista nele.


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Preencha seus dados e anexe os arquivos da documentação no formulário online de inscrição, verificando antes acima se você está qualificada(o) para o projeto.

Encaminhar documentação anexada em formato digital via formulário online do Google neste link ou por este código QR abaixo.

#ATENÇÃO: Prazo final para inscrição: 10/08/2023 (qui) às 10h!!!


ATIVIDADES QUE COMPÕEM A BOLSA

a) Promover a divulgação do projeto PIBIC nos perfis das redes sociais e no site do grupo de pesquisa do LAGENTI;

b) Participar de eventos e congresso para divulgação científica do projeto;

c) Produzir artigos científicos em congressos e/ou revistas;

d) Elaborar relatórios sobre as atividades desenvolvidas no projeto.

CRONOGRAMA

Etapas da SeleçãoData
Lançamento da Chamada05/08/2023
Inscrições online (Google Forms)05/08 e 10/08 (quinta) às 10h
Entrevistas Online (agendadas por email)10/08 (14h30 e 16h) e
11/08 (8h e 10h e 14h e 16h)
Divulgação do Resultado Final12/08
Envio de Documentação indicar bolsista14/08 ou 15/08

Referências

ALMEIDA, N. B. F. Biblioteconomia no Brasil: análise dos fatos históricos da criação e do desenvolvimento do ensino. 2012. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/11170. Acesso em: 01 maio 2023.

APÓSTOLO, M. M. P.; MORO, E. L. S.; ALENCAR, M. G. S. P. Ensino e formação profissional dos cursos de Bacharelado em Biblioteconomia no Brasil. Brasília, DF: Conselho Federal de Biblioteconomia, 2021. Disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/1383. Acesso em: 01 maio 2023.

ARAÚJO, D. C. G et al. Percepções sobre o ensino remoto-domiciliar durante o isolamento físico: o que as mães têm a nos relatar? CAPES. Saúde e Sociedade [online]. 2022, v. 31, n. 1, e200877. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200877. Acesso em: 02 maio 2023. Epub 17 Jan 2022. ISSN 1984-0470. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200877.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BATISTA, A. R. A trajetória do ensino de biblioteconomia na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC (1974 – 2008). Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 16, n. 2, p. 579-598, 2011. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/784. Acesso em: 01 maio 2023.

CASTRO, C. A. História da biblioteconomia brasileira: perspectiva histórica. Brasília, DF: Thesaurus Editora, 2000. 287p.

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HUBNER, M. L. F.; SILVA, J. F. M.; ATTI, A. Origens do ensino de Biblioteconomia no Brasil. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 35, n. 1, p. 331-349, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/12105. Acesso em: 30 abr. 2023.

LOURENÇO, C. A.; DIAS, C. C. 65 anos do curso de Biblioteconomia da UFMG. Perspectivas em Ciência da Informação, p. 1–14, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22682. Acesso em: 1 maio. 2023.

MADUREIRA, H. O.; VILARINHO, L. R. G. A formação do bibliotecário para atuar em bibliotecas virtuais: uma questão a aprofundar. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 3, p. 87–106, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22696. Acesso em: 1 maio. 2023.

MUELLER, S. P. M. O ensino de Biblioteconomia no Brasil. Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 3-15, 1985.

SANDRINELLI, Emilia. 100 anos de Biblioteconomia no Brasil: dos primórdios aos dias atuais, uma trajetória de transformações aos passos das necessidades sociais. Biblioo Info. 02/08/2011. Disponível em: http://biblioo.info/100-anos-debiblioteconomia-no-brasil/. Acesso em: 28 abr. 2023.

SOUZA, W. R.  Inclusão digital nas escolas: desafios em tempos de pandemia / Wilber Rodrigues de Souza; orientador Diego Carvalho Viana. — Iporá, 2023.  19 p.  TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) — Instituto Federal Goiano, Campus Iporá, 2023.