PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – UFCA – PIBIC 2024-2025
2024-2025 | Ensino de Biblioteca Digital na Biblioteconomia: conteúdos e propostas de estudos para a graduação brasileira. |
---|---|
| O ensino de Biblioteconomia no Brasil desde que surgiu a primeira escola em 1911, vêm procurando se atualizar para abordar temáticas contemporâneas que exigem dos docentes da unidade curricular de Tecnologia da Informação novas práticas e a busca por conteúdo que ajude ao futuro profissional bibliotecário poder atuar no mercado de trabalho. Dentre estas temáticas temos as bibliotecas digitais que surgem como componente importante na contribuição para gestão e comunicação dos dados científicos produzidos pelas universidades. Assim, o presente projeto terá como objetivo de investigar as propostas de ensino de Biblioteca Digital nos Cursos de Biblioteconomia observando os conteúdos estabelecidos até o momento e a formação dos(as) docentes da área para ajudar aos futuros bibliotecários ingressarem no mercado de trabalho e elaborar projetos que envolvam Bibliotecas Digitais. A metodologia será de cunho exploratório e descritivo tendo como locais de investigação os planos de ensino, os projetos pedagógicos dos cursos e perfis de formação dos docentes da unidade curricular de TI e observará três variáveis: os conteúdos abordados na área de Biblioteca Digital destacados nos Planos de Ensino dos Cursos de Biblioteconomia; o perfil de formação dos(as) docentes que atuam na neste assunto que envolve de Biblioteca Digital, e os Trabalhos de Conclusão de Curso de cinco cursos de graduação da área de Biblioteconomia que iremos escolher baseado na oferta de disciplinas obrigatórias e optativas que abordam este assunto envolvendo Biblioteca Digital e seu posicionamento no ranking de universidades da Folha de São Paulo. Por meio de levantamento documental dos Projetos Políticos Pedagógicos atualizados e dos Planos de Ensino das disciplinas que tratam de Biblioteca Digital nos Cursos de Biblioteconomia e o tratamento de dados de pesquisa do Projeto de Iniciação Científica 2023 2024 que abordou o ensino de Tecnologia da Informação nos Cursos de Biblioteconomia contendo dados dos cursos presenciais de graduação em Biblioteconomia será estruturado instrumento de coleta de dados (questionário online no Google Docs) que será aplicado com docentes que lecionam disciplinas/componentes curriculares que abordam Biblioteca Digital nestes cursos. Espera-se como resultado descrever os conteúdos estabelecidos até o momento abordados pelos docentes que lecionam na área bem como apresentar alguns exemplos de bibliotecas digitais de projetos existentes no Brasil. Este estudo, busca também refletir, e debater sobre a discussão da formação dos(as) docentes ligados à temática que envolve Biblioteca Digital e a necessidade de atualização constante para exercer as atividades de ensino e repassar os conteúdos mais relevantes da área. Por fim, pretende-se com a ajuda de bolsista publicar conteúdo deste projeto de pesquisa em periódicos científicos e eventos que sejam qualificados nesta área e elaborar um grafo descrevendo os conteúdos relacionados com as disciplinas que abordam Biblioteca Digital que estão presentes nos Cursos de Biblioteconomia brasileiros que merecem destaque para a área de Ciência da Informação e permitam um trabalho decente e o emprego pleno e produtivo dos bibliotecários. |
| Bolsistas PIBIC 2024-2025 Remunerada: Grazielly Marques Bezerra – Lattes – 08-2024 a 07-2025 (UFCA-700,00) Voluntária |