PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – UFCA – PIBIC 2022-2023

2022-2023Bibliotecas Universitárias Brasileiras em Casa: o uso das plataformas de redes sociais durante a pandemia de Covid 19 para disponibilizar produtos e serviços digitais.

A pandemia de Covid-19 alterou significativamente o modus operandi das bibliotecas universitárias seja aqui no Brasil como mundo afora. Neste sentido, muitas bibliotecas universitárias com a chegada do lockdown, distanciamento social e a quarentena dos seus colaboradores e usuários passaram a considerar o uso das plataformas de redes sociais para fazer a transição dos produtos e serviços ofertados em formato presencial para o digital. Assim, o presente projeto terá como objetivo de investigar como as bibliotecas universitárias brasileiras consideraram o uso das plataformas de redes sociais contemporâneas (Youtube, Instagram e Facebook) para ofertar seus produtos e serviços no formato digital ao longo deste período pandêmico. A metodologia será de cunho exploratório e descritivo tendo como locais de investigação os sites institucionais e perfis de bibliotecas universitárias brasileiras nestas plataformas citadas observará três variáveis: as atividades realizadas pelas bibliotecas universitárias brasileiras durante a pandemia; o perfil dos bibliotecários que atuaram nestas plataformas, o engajamento dos usuários online que estiveram acompanhando as atividades realizadas durante o período. Por meio de levantamento a ser realizado pela Internet buscando os sites institucionais das bibliotecas e os perfis das redes sociais bem como pela lista de bibliotecas de universidades federais brasileiras em diretório do Ministério da Educação será estruturado instrumento de coleta de dados (roteiro de entrevista) onde serão realizadas entrevistas online (Google Meet, Microsoft Teams, etc.) para falar com os responsáveis por esses perfis de redes sociais. Espera-se como resultado descrever as atividades realizadas pelas bibliotecas universitárias durante a pandemia de Covid-19, bem como observar o engajamento dos usuários considerando a possibilidade de manutenção destes serviços e produtos digitais no período pós pandemia. Este estudo, cogita ainda, encorajar a discussão sobre o perfil do profissional chamado de Bibliotecário 2.0 revendo se as habilidades e competências necessárias para exercer as atividades de modo remoto vem se modificando ao longo do tempo. Por fim, pretende-se com a ajuda de bolsistas publicar conteúdo deste projeto de pesquisa em periódicos científicos e eventos que sejam qualificados nesta área e elaborar um mapa interativo descrevendo as iniciativas realizadas pelas bibliotecas universitárias brasileiras que merecem destaque para a área de Ciência da Informação.

Bolsistas PIBIC 2022-2023
Remunerada: Jessica Gabriela Silva Ribeiro Lattes