PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – UFCA – PIBIC 2016-2017

2016-2017As tecnologias para a leitura digital em bibliotecas universitárias: percepções observadas pelos estudantes e professores da Universidade Federal do Cariri.
O ambiente de conhecimento contemporâneo impõe sua marca a partir de uma grande oferta de recursos tecnológicos que contribuem com os estudantes e professores na troca de saberes. Assim, pode-se perceber diversas transformações nas relações culturais, sociais e econômicas, em parte pelas possibilidades de comunicação que foram desenvolvidas com as ferramentas provenientes da tecnologia da informação e também pela mudança do suporte analógico para o digital. No âmbito das universidades já é possível perceber a oferta de conteúdo digital tanto nas bibliotecas como a inclusão no próprio plano de ensino desenvolvido pelos professores no momento que vão ministrar uma disciplina. Por outro lado, pode-se ressaltar o acesso cada vez mais rápido a dispositivos móveis pelos estudantes da academia para poder ajudar a elaborar os trabalhos apresentados nas disciplinas dos cursos universitários. O presente projeto de pesquisa terá como objetivo observar quais são as tecnologias que estão levando os estudantes universitários da Universidade Federal do Cariri a adotarem textos no formato digital. A metodologia de cunho exploratório e descritivo observará três variáveis: perfil de leitura digital dos estudantes universitários, formação dos professores universitários e tecnologias utilizadas para promover o conteúdo no formato digital. Utilizará grupo focal e questionários on-line para conhecer as percepções dos estudantes e professores da UFCA no âmbito da disponibilização de conteúdo e da leitura em suporte digital. Deseja-se que os professores passem a solicitar cada vez mais conteúdo digital das bibliotecas universitárias de maneira que os estudantes nativos digitais procurem requerer conteúdo em formato digital que favoreça a leitura em dispositivos móveis. Além disso, pretende-se ampliar o entendimento em relação a temática que colabore com o fortalecimento de grupos interdisciplinares de pesquisa gerando a publicação de conteúdo em eventos qualificados da área.
Bolsistas: Maria Suellen Alves Lôbo Lattes e
Fabíola da Silva Costa Lattes
Voltar