PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – UFCA – PIBIC 2021-2022

2021-2022Proposta para implementação de Makerspaces em bibliotecas universitárias: uma análise do perfil dos representantes deste espaço.

Desde 2005 com o surgimento do Movimento Maker que entusiastas da cultura do “faça você mesmo” estão procurando estabelecer espaços criativos chamados de Makerspaces, Fab Labs, Hackerspaces ou Techshops, que envolvem em um local ferramentas de autoprodução que deve ser aberto ao público para implementar ideias de modo colaborativo por meio de processo físico ou digital. Estes espaços oferecem maquinário que inclui impressoras 3D, cortadoras a laser e computadores que usam diversos tipos de materiais (antigos ou reciclados) para definir objetos que são modelados por meio de softwares de design em 2D ou 3D, além de equipamentos de áudio e vídeo para processamento e edição de arquivos, música, etc. Desta forma, os Makerspaces promovem a aprendizagem e experimentação de estudantes, clientes ou usuários que desejam empreender ou desenvolver novas atividades com o auxílio de profissionais, especializados em arquitetura, design, engenharia e outras áreas, que estão disponíveis para colaborar na inovação. As bibliotecas universitárias consideradas como espaços de promoção da aprendizagem por meio da oferta de fontes bibliográficas (livros, revistas, bases de dados, etc.), eventos e cursos, estão inseridas neste contexto buscando aderir a estas tendências tecnológicas e realizar o empoderamento digital procurando disponibilizar espaços criativos como os Makerspaces. Assim, o presente projeto terá como objetivo de investigar a estruturação de Makerspaces em bibliotecas universitárias brasileiras. A metodologia será de cunho exploratório e descritivo tendo como estudo de caso Makerspaces e seus respectivos representantes selecionados para a pesquisa onde observará três variáveis: as características de infraestrutura e as atividades realizadas pelos Makerspaces; e o perfil dos representantes dos Makerspaces, poderão ajudar a propor um plano de implementação de atividades neste espaço articulado com o Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Por meio de levantamento previamente realizado no ano de 2020 e 2021 em diretório de Makerspaces cadastrados em todo o Brasil foi estruturado instrumento de coleta de dados (roteiro de entrevista) onde será dada continuidade a entrevistas online (google meet, skype, etc.) para falar com os representantes de Makerspaces elencados em cidades brasileiras bem como estudiosos da área da biblioteconomia. Espera-se como resultado descrever atividades e características destes espaços colaborativos bem como os equipamentos e ferramentas tecnológicas que possibilitem promover oportunidades de aprendizagem e o empoderamento digital dos usuários. Pretende-se, ainda, fomentar o debate sobre o perfil do(s) profissional(is) presente(s) neste espaço e as habilidades e competências necessárias para exercer as atividades. Por fim, pretende-se elaborar um plano de implementação que sirva para posterior publicação de conteúdo deste projeto de pesquisa em periódicos científicos e eventos que sejam qualificados nesta área bem como propor uma articulação com o SIBI-UFCA de modo a no futuro criar condições de implementá-lo.

Bolsista PIBIC: Jessica Gabriela Silva Ribeiro Lattes

Produções associadas ao Projeto de Iniciação Científica