PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – UFCA – PIBIC 2023-2024

2023-2024Ensino de Tecnologia da Informação na Biblioteconomia: desafios e propostas de temáticas para a graduação brasileira.

Diante da evolução do ensino de Biblioteconomia no Brasil desde que a primeira escola surgiu em 1911, ao estabelecimento das diretrizes curriculares específicas para a área em 2001 os cursos de Biblioteconomia brasileiros vêm procurando se atualizar para abordar temáticas contemporâneas que exigem dos docentes da unidade curricular de Tecnologia da Informação novas práticas e a busca por conteúdo que ajude ao futuro profissional bibliotecário poder atuar no mercado de trabalho. Assim, o presente projeto terá como objetivo de investigar as propostas de ensino de Tecnologia da Informação nos Cursos de Biblioteconomia observando as temáticas, desafios e formação dos(as) docentes da área para ajudar aos futuros bibliotecários ingressarem no mercado de trabalho. A metodologia será de cunho exploratório e descritivo tendo como locais de investigação os sites institucionais e perfis de formação dos docentes da unidade curricular de TI e observará três variáveis: as temáticas abordadas na área de Tecnologia da Informação destacadas pelos Cursos de Biblioteconomia; o perfil de formação dos(as) docentes que atuam na unidade curricular de TI, os desafios e propostas de evolução dos cursos. Por meio de levantamento a ser realizado pela Internet buscando encontrar os Projetos Políticos Pedagógicos e os Planos de Ensino das disciplinas da Unidade Curricular de TI nos sites institucionais dos Cursos de Biblioteconomia e planilha gerada por meio do sistema de busca e-MEC contendo dados dos cursos presenciais de graduação em Biblioteconomia provenientes do Ministério da Educação do Brasil será estruturado instrumento de coleta de dados (questionário online no Google Docs) que será aplicado com docentes da unidade curricular de Tecnologia da Informação destes cursos. Espera-se como resultado descrever as temáticas abordadas pelos Cursos de Biblioteconomia e os desafios observados para lidar com a constante atualização tecnológica. Este estudo, busca também refletir, e debater sobre a discussão da formação dos(as) docentes ligados à unidade curricular de tecnologia da informação e a necessidade de atualização constante para exercer as atividades de ensino e repassar os conteúdos mais relevantes da área. Por fim, pretende-se com a ajuda de bolsista publicar conteúdo deste projeto de pesquisa em periódicos científicos e eventos que sejam qualificados nesta área e elaborar um mapa interativo descrevendo as temáticas relacionadas com a área de Tecnologia da Informação que estão presentes nos Cursos de Biblioteconomia brasileiros que merecem destaque para a área de Ciência da Informação e permitam um trabalho decente e o emprego pleno e produtivo dos bibliotecários.

Bolsistas PIBIC 2023-2024
Remunerada:
Maria Vitória Mariano Nascimento Lattes 08-2023 a 02-2024
Sabrina de Oliveira Moura Araújo Lattes 03-2024 a 07-2024
Voluntária
Grazielly Marques Bezerra – Lattes – 03-2024 a 07-2024

Produções associadas ao Projeto de Iniciação Científica