O Lagenti convida a todos para acompanhar por meio presencial a Defesa da Monografia “Bibliotecários da Universidade Federal do Cariri: percepções sobre as habilidades e competências no âmbito das inovações tecnológicas presentes na Biblioteca do Séc. XXI” de autoria do discente Danilo Cândido dos Santos, a ser apresentada no dia 10 de março de 2017, às 14h30, por meio presencial, os seguintes docentes irão participar da Banca:

Prof. Dr. Denysson Axel Ribeiro Mota – Biblioteconomia/UFCA – Membro Interno. CV Lattes.
Profa. Dra. Maria Cleide Rodrigues Bernardino – Biblioteconomia/UFCA – Membro Interno. CV Lattes.

Confira o Lattes do Discente Danilo Cândido dos Santos. CV Lattes.

Monografia de Conclusão: Abrir.

Resumo: Trata‐se de uma pesquisa voltada para o desempenho das habilidades e competências dos bibliotecários da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O mesmo pretende trabalhar na perspectiva do profissional da informação e comunicação do século XXI. O objetivo é compreender como os bibliotecários estão gerenciando essas unidades de informação, com base nas habilidades e competências, visto que as bibliotecas universitárias (BU) estão num processo de transição, adquirindo novos suportes informacionais e inserindo-se em novos serviços e produtos. A investigação partiu de uma abordagem descritiva e exploratória, buscando entender como os bibliotecários da UFCA estão desempenhando suas habilidades e competências, em relação as novas Tecnologias de Informação e Comunicações (TICs), e como suas habilidades e competências, estão ajudando a criar ou buscar novos serviços e produtos, que envolvem o uso das tecnologias. Nos resultados alcançados, ficou notório que os bibliotecários da UFCA estão conseguindo desenvolver atributos e valores, presente as inovações tecnológicas. Ficou evidente, a presença de tendências tecnológicas no espaçado das bibliotecas universitárias da UFCA, tendências essas vivenciada hoje, mostrando que os bibliotecários estão tendo aptidão de inserir novos recursos tecnológicos. Espera-se que os bibliotecários possam continuar aperfeiçoando suas habilidades e competências e trabalhar na inserção de novos recursos tecnológicos.

Palavras-Chave: Biblioteca Universitária. Competências profissionais. Habilidades do Bibliotecário. Perfil do bibliotecário.  Mercado de trabalho.