O Lagenti convida a todos para acompanhar por meio presencial a Defesa da Dissertação “Design de sinalização do ambiente: Um estudo de caso com a abordagem do design thinking na Biblioteca Central da UFCA” de autoria da discente Isaac Brito Roque, a ser apresentada no dia 29 de maio de 2018, as 14h, com a participação de membro externo através de webconferência via Skype, os seguintes docentes irão participar da Banca:

Confira o Lattes do Discente Isaac Brito Roque

Prof. Dr. David Vernon Vieira – Biblioteconomia/UFCA – Presidente . CV Lattes
Prof. Dr. Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira – Jornalismo/UFCA – Membro Interno. CV Lattes.
Prof. Dr. Jordan Paulesky Juliani – Biblioteconomia/UDESC- Membro Externo. ORCID. 

A Portaria da Defesa para os componentes da banca pode ser acessada pelo Link.

Resumo

O propósito da presente pesquisa concebe soluções de sinalização no âmbito da Biblioteca Central da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Juazeiro do Norte – Ceará, utilizando estratégias do Design Thinking. Realiza levantamento bibliográfico com a finalidade de reconhecer os principais discursos literários a respeito de Inovação e Sinalização em Bibliotecas Universitárias e Design Thinking. Efetua breve levantamento histórico sobre a biblioteconomia, analisando os diferentes contextos para o entendimento do atual cenário de sua consolidação, evidenciando, dessa maneira, as influências que as tecnologias da informação têm impactado para o exercício do profissional da informação. Dedica um olhar sobre as ações políticas e legislativas no Brasil para o melhoramento das bibliotecas, assim como ressalta algumas de suas falhas. Identifica as várias práticas de inovação para a melhoria dos serviços, produtos e processos das bibliotecas universitárias, de modo a reforçar ainda mais o caráter essencial dos seus espaços físicos concentrados no acesso e tratamento das informações. Neste sentido, são considerados os métodos do Design Thinking como prática criativa para a transformação de ambientes inovadores, valorizando a sinalização como recurso de fundamental apelo comunicacional. Para a perspectiva do design, a pesquisa não se preocupou apenas em estruturar uma sinalização funcional e esteticamente favorável, pois esta disciplina acredita em bons resultados através da união multidisciplinar, recorrendo as diversas experiências e aos diferentes saberes em busca de soluções de problemas. O Design Thinking utilizou-se das etapas de inspiração para identificar  as necessidades do grupo focal, de ideação para a interpretação e idealização de soluções e, por fim, os procedimentos de iteração e prototipação para o desenvolvimento das propostas de sinalização dos espaços que levam à biblioteca. As características da pesquisa se configuram como qualitativa, de natureza prática e com objetivos exploratórios, pois sua aplicação possui abordagem no formato de pesquisa-ação, visando promover a cooperação dos utilizadores da biblioteca na concepção de soluções de sinalização. Os resultados indicaram não apenas uma proposta de sinalização que atendesse efetivamente às necessidades dos usuários, mas também foi capaz de garantir uma participação mais ativa dos envolvidos na obtenção de soluções inovadoras para a biblioteca, integrando efetivamente os sujeitos às atividades do espaço e favorecendo o sentimento de colaboração entre as partes. Logo, deseja-se que as experiências contidas nesta pesquisa possam estimular trabalhos futuros e, consequentemente: colaborar com a aproximação entre as disciplinas de design e biblioteconomia; com a prática de ações criativas inovadoras; com a elaboração de um sistema de sinalização adequado; e com maior aproximação entre os profissionais que se dedicam a estas áreas.

Palavras-chave: Biblioteconomia. Biblioteca Universitária. Design de Sinalização. Design Thinking. Inovação em Bibliotecas.