Periódico: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (FEBAB-2022)

Publicado em: 17/12/2022
Autoria: Eliane Batista de Carvalho (PPGB-UFCA), Jorgivania Lopes Brito (PPGB-UFCA), David Vernon Vieira (UFCA)

Resumo:Discorre sobre tendências emergentes em bibliotecas universitárias que podem ser consideradas como práticas inovadoras para biblioteca e Biblioteconomia, de modo a evidenciar novas ideias ou soluções de melhorias para desenvolvimento de produtos, serviços, recursos ou espaços de inovação que agregam valor à informação e ao conhecimento técnico-científico. Objetiva levantar as práticas inovadoras das Bibliotecas da Universidade Tecnológica de Nanyang – BUTN, em Cingapura, correlacionando-as com as tendências classificadas pelo Center for the Future of Libraries da American Library Association, em específico na área de tecnologia, educação e meio ambiente. Delineia o percurso metodológico numa pesquisa de caráter descritivo, com procedimento de pesquisa documental através do site institucional da rede de bibliotecas da BUTN, utilizando a abordagem qualitativa para coleta e análise dos dados. Resulta que as bibliotecas da Universidade Tecnológica de Nanyang possuem uma diversidade de espaços, serviços e recursos estratégicos, que trazem fortes características dos espaços utilizados como serviços inovadores para atender as necessidades de estudo e colaboração da comunidade, fazendo uso das práticas inovadoras que são apontadas nas tendências do Center for the Future of Libraries da American Library Association. Finaliza que as práticas inovadoras e tendências devem ser consideradas diretamente no contexto dos seus prováveis impactos nas funções de uma biblioteca, respeitando a cultura organizacional da instituição mantenedora, para responder aos desafios e mudanças globais emergentes.

Como citar:
CARVALHO, Eliane Batista de; BRITO, Jorgivania Lopes; VIEIRA, David Vernon. Práticas inovadoras e tendências em bibliotecas universitárias: uma análise das bibliotecas da Universidade Tecnológica de Nanyang – Cingapura. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 1-23, dez. 2022. ISSN 1980-6949. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1786