• A competência em informação nos mestrados profissionais em ciência da informação: análise baseada nos produtos educacionais desenvolvidos

  • Voltar
12 de agosto de 2024 por 
Capa RBBD 2024 v.20

Periódico: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 20, p. 01-28, 2024.

DOI: 10.58876/rbbd.2024.2012040

Publicado em: 12/08/2024
Autoria: Cícero Luciano Félix (PPGB-UFCA) e David Vernon Vieira (UFCA)

Prêmios: Trabalho premiado no GT 6–Informação, Educação e Trabalho, do XXIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB 2023).

Resumo: A pesquisa aborda a Competência em Informação (CoInfo) no contexto dos Mestrados Profissionais dos Programas de Pós-Graduação brasileiros no campo da Ciência da Informação. Objetiva-se mapear e analisar os produtos educacionais (PE) abertos desenvolvidos pelas dissertações apresentadas e disponibilizadas nos repositórios institucionais e/ou nas bases de dados dos programas. Caracteriza-se como pesquisa documental, exploratória e com abordagem quanti-qualitativa. O corpus da pesquisa é composto por 32 dissertações desenvolvidas sobre o tema e 33 produtos educacionais abertos identificados no período que compreende desde o início dos mestrados profissionais no campo da Ciência da Informação até o ano de 2023. Verifica-se que a Competência em Informação constitui fenômeno recente no contexto dos mestrados profissionais no campo da Ciência da Informação, fato este decorrente da pouca idade dos próprios mestrados profissionais na área, e que os produtos educacionais abertos desenvolvidos são variados, sendo cada um desenvolvido no intuito de atender um público, problema e divulgação específica. Reflete-se que a amplitude dos produtos educacionais abertos desenvolvidos e o leque de possibilidades de aplicações destes para a CoInfo demonstrada no corpo da pesquisa, evidencia a necessidade de intensificar o desenvolvimento dos produtos educacionais de CoInfo nos mestrados profissionais da área, trazendo reflexos positivos à sociedade considerando a sua aderência, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade. Por se tratar de temática pouco explorada, orienta-se que novas pesquisas sejam desenvolvidas no intuito de entendermos melhor a contribuição dos produtos educacionais entregues pelos mestrados profissionais no campo da Ciência da Informação.

Como citar:

FÉLIX, C. L.; VIEIRA, D. V. A competência em informação nos mestrados profissionais em ciência da informação: análise baseada nos produtos educacionais desenvolvidos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 20, p. 1–28, 2024. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2040. Acesso em: 14 ago. 2024.