
O Lagenti convida a todos para acompanhar por meio presencial a Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Biblioteconomia “INSTAGRAM NA DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS ONLINE EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: ATUAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.” de autoria da graduanda Thays Bezerra da Silva, a ser apresentada no dia 12 de dezembro de 2024, às 9h, na sala de reunião M03S – Campus de Juazeiro do Norte-CE, os seguintes docentes irão participar da Banca:
Prof. Dr. David Vernon Vieira – Biblioteconomia/UFCA – Presidente Lattes
Profa. Dra. Elieny do Nascimento Silva – Biblioteconomia/UFCA – Membro Interno Lattes
Profa. Dra. Maria Cleide Rodrigues Bernardino – Biblioteconomia/UFCA – Membro Interno Lattes
Confira o Lattes e o Resumo do TCC da Graduanda Thays Silva
A pandemia de Covid-19, originou-se com o vírus SARS-CoV-2, pertencente à família dos coronavírus, que foi inicialmente detectado em Wuhan, na China, no mês de dezembro de 2019 e se expandiu rapidamente a todas as regiões do mundo. Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente a Covid-19 como uma pandemia. Para evitar os contágios da doença, foi preciso declarar distanciamento social, o que impôs o fechamento das universidades e das Bibliotecas Universitárias. As Bibliotecas Universitárias, que antes prestavam em sua maioria serviços presenciais e com a pandemia tiveram que adaptar sua forma de trabalho para serviços remotos. Assim a problemática desta pesquisa é “Como as Bibliotecas de Universidades Federais mais bem colocadas no RUF 2023 desenvolveram suas atividades de divulgação usando a rede social Instagram, para ofertar produtos e serviços de acesso online, mesmo lidando com as condições limitadoras estabelecidas durante o período da pandemia da Covid-19? ”. Objetivo: O trabalho tem como objetivo geral analisar a divulgação dos produtos e serviços online no Instagram das Bibliotecas de Universidades Federais Brasileiras mais bem colocadas no Ranking da Folha de São Paulo 2023 (RUF 2023) durante o período da pandemia de Covid-19. Dessa forma, para alcançar tal finalidade, temos os seguintes objetivos específicos: identificar os produtos e
serviços de acesso online disponibilizados por Bibliotecas de Universidades Federais melhores colocadas no RUF 2023, considerando as características e aplicações; identificar inovações nos produtos e serviços de acesso online divulgados pelo Instagram das Bibliotecas de Universidades Federais melhores colocadas no RUF 2023, durante a pandemia da Covid-
19; esquematizar um mapa mental com os produtos e serviços de acesso online ofertados pelas Bibliotecas de Universidades Federais melhores colocadas no RUF 2023, considerando aqueles divulgados pelo Instagram das que foram selecionadas durante esse período pandêmico. Metodologia: Apresenta, quanto aos aspectos metodológicos, a proposta
exploratória de caráter descritiva, utilizando-se da abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica referente à temática dos produtos e serviços das bibliotecas universitárias brasileiras divulgados pelo Instagram durante a pandemia de COVID-19. Análise dos resultados: Foram analisadas as postagens realizadas no Instagram pelas bibliotecas selecionadas, no período de 11 de março de 2020, data em que a pandemia de COVID-19 foi declarada, até 5 de maio de 2023, quando a OMS decretou o fim da pandemia. Os resultados indicam que o uso do Instagram pelas Bibliotecas Universitárias mais bem colocadas no RUF 2023 foram de forma eficaz para divulgar produtos e serviços de acesso online durante a pandemia. A rede social Instagram se destacou pela dinamicidade, visibilidade e facilidade de compartilhamento de informações, tornando-se uma ferramenta essencial para as Bibliotecas Universitárias durante o período da pandemia de Covid-19. A pesquisa evidenciou a importância do Instagram como um canal contínuo de engajamento, que permanece relevante mesmo após o período pandêmico.