O Lagenti convida a tod@s para acompanhar por meio presencial a Defesa da Monografia “Análise das práticas de tecnologia da informação no desenvolvimento das competências digitais dos discentes de biblioteconomia da UFCA” de autoria da discente Fabíola da Silva Costa, a ser apresentada no dia 13 de dezembro de 2018, às 9h30, com a participação do membro externo através de webconferência via Skype, os seguintes docentes irão participar da Banca:
Confira o Lattes do Discente Fabíola da Silva Costa. CV Lattes.
Prof. Dr. David Vernon Vieira – Biblioteconomia/UFCA – Presidente . CV Lattes
Prof. Dr. Denysson Axel Ribeiro Mota – Biblioteconomia/UFCA – Membro Interno. CV Lattes.
Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araújo – Biblioteconomia/UFAL – Membro Externo. CV Lattes.
Docs Importantes:
Portaria da Coordenação nomeando a Banca de Defesa. Abrir.
Resumo
Na Sociedade da Informação o usuário percebe que o elemento essencial para a construção do conhecimento é a informação e dentro deste novo paradigma de sociedade, incluindo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o usuário passa a compreender que é necessário passar por algumas experiências que o possibilitam desenvolver diversas atividades, pensar de forma lógica, comunicar-se, ter criatividade ativa, entre outras, denominada Competência em Informação (COINFO). Tendo suas raízes desde a década de 1970, nos Estados Unidos, a Coinfo é identificada por alguns autores como um sinônimo de utilização das TICs, porém, atualmente expandiu seu conceito, que vai para além de técnicas aplicadas. Pensando neste viés, no ano de 2016, surge na Europa, e ainda como área emergente, uma vertente da Coinfo, que é a Competência Digital. A Competência Digital, por sua vez, apresenta-se como tendência da Coinfo, porém, aplicada às ferramentas TICs e associada às diferentes habilidades de manuseio. A pesquisa é de cunho quanti-qualitativo, tendo como objetivo geral analisar as práticas de Tecnologia da Informação no desenvolvimento das Competências Digitais dos discentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), tendo como objetivos específicos: investigar as perspectivas teórico-conceituais do construto Competência Digital, considerando suas características e aplicações; identificar quais áreas de Competência Digital são desenvolvidas nas disciplinas da Unidade Curricular de Tecnologia da Informação ao longo do Curso de Biblioteconomia da UFCA, e, por fim, esquematizar um mapa mental com as habilidades desenvolvidas nas disciplinas. Foi necessário a aplicação da metodologia do estudo de caso, foi necessário a utilização de duas técnicas para a coleta de dados: 1) análise documental dos planos de ensino das disciplinas da unidade curricular de tecnologia; e, 2) questionário on-line da plataforma Google Forms. É importante ressaltar que, ao ingressar no curso, o discente se depara com uma gama de atividades envolvendo ferramentas tecnológicas, e, ao longo do curso, após algumas práticas, ainda há a necessidade de o discente desenvolver suas habilidades de forma autônoma, o que irá, futuramente, contribuir para as suas práticas profissionais. Como resultado da pesquisa, foi possível inferir que houve desenvolvimento de forma satisfatória em cada uma das cinco áreas da Competência Digital (Literacia de informação e de dados, comunicação e colaboração, criação de conteúdo digital, segurança e resolução de problemas), e que apenas uma área obteve o desenvolvimento de uma atividade, de modo a entender que, os discentes participantes da pesquisa estão aptos para realiza-las no seu dia a dia acadêmico, e, futuramente, em seu campo de atuação profissional. Para além das habilidades desenvolvidas, existem, ainda, mesmo que os números sejam pequenos, algumas lacunas durante o aprendizado, demonstrando que o desenvolvimento se dá de forma diferente em cada indivíduo. Ainda que de forma sutil na literatura nacional, a temática, que é tão discutida na Europa como elemento vital para o desenvolvimento de habilidades, aprendizagem, que colaboram para a formação cidadã, identificando oportunidades, facilitando a procura de empregos, em síntese, abre espaço para novas pesquisas não só na área da Biblioteconomia, mas também nas diversas áreas do conhecimento no Brasil.
Palavras-chave: Competência Digital. Áreas de competência digital. Competência em Informação. Vertente da Coinfo.