Periódico:  Informação & Sociedade (UFPB-2013)

Publicado em: 13/08/2013

Autoria: David Vernon Vieira (UFCA) Sofia Galvão Baptista (Universidade de Brasília-UNB) Aurora Cuevas Cerveró (Universidad Complutense de Madrid – Espanha)

Resumo: Apresenta o contexto da dinâmica proporcionada pela rápida adoção das mídias sociais pelas bibliotecas universitárias ocasionando um novo modelo de biblioteca universitária 2.0. Discute o perfil do bibliotecário 2.0 perante a realidade colaborativa e inovadora presente nas mídias sociais que faz com que ele interaja com estas muitas mídias procurando responder às competências profissionais e pessoais que o ambiente informacional moderno necessita. Os resultados demonstram que existe uma lacuna no estudo do perfil do bibliotecário que trabalha com as mídias sociais no Brasil, observando com isso a realidade presente em países como os EUA, Espanha e Canadá que já tem elaborado estudos sobre as habilidades e competências inerentes a este perfil de profissional que possui características tecnológicas e inovadoras que apontam para o estreitamento das relações entre bibliotecários e usuários.

Referência: (como citar na ABNT 6023) VIEIRA, D. V.; BAPTISTA, S. G. ; CERVERO, A. C. As competências profissionais do bibliotecário 2.0 no espaço da biblioteca universitária: discussão da prática. Informação & Sociedade (UFPB. Online), v. 23, p. 45-58, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/15644/9684