O Lagenti convida a todos para acompanhar por meio do Skype a Defesa da Tese de Doutorado “A adoção de redes sociais em bibliotecas universitárias espanholas : um estudo das aplicações dos recursos da web 2.0” de autoria do Docente David Vernon Vieira, a ser apresentada no dia 16 de dezembro de 2013, às 14h, através de webconferência via Skype, os seguintes docentes irão participar da Banca:

Confira o Lattes do Docente David Vernon Vieira. CV Lattes.

Prof. Dr. Murilo Bastos da Cunha – PPGCI/UNB – Presidente . CV Lattes
Profa. Dra. Sofia Galvão Baptista – PPGCI/UNB – Membro Interno. CV Lattes.
Profa. Dra. Sueli Angélica do Amaral – PPGCI/UNB – Membro Interno. CV Lattes.
Profa. Dra. Aurora Cuevas Cerveró – FCDOC/UCM/Espanha – Membro Externo. CV Lattes.
Prof. Dr. Rafael Timóteo de Sousa Júnior – FT/ENG.ELET/UNB – Membro Externo. CV Lattes.

Docs Importantes:

Tese de Doutorado – Documento Completo. Abrir.

Resumo

Esta investigação de orientação qualitativa procurou estudar o tema da adoção das mídias sociais pelas bibliotecas universitárias espanholas. Supõe-se que as mídias sociais são ferramentas que propiciam a difusão de informações e a promoção dos serviços, no sentido de melhorar a imagem da biblioteca universitária. Desta maneira, se pesquisou a adoção das mídias sociais nessas, propondo um modelo de adoção para bibliotecas universitárias, que considera seis fases: a criação do perfil, a publicação de conteúdo, a interação do usuário a partir do conteúdo publicado, a criação de conteúdo pelo usuário, o estabelecimento de normas de uso e a avaliação das métricas de uso. A revisão de literatura abrangeu os critérios de adoção das mídias sociais, o planejamento realizado pelos bibliotecários, as possibilidades de interação do bibliotecário, a avaliação dos indicadores de interação, o perfil do bibliotecário responsável pelas mídias sociais na biblioteca universitária e o contexto da biblioteca universitária na Espanha. Neste sentido, a biblioteca universitária é compreendida sob duas dimensões: como compartilhadora do conhecimento e como promotora dos serviços de informação. A pesquisa compreendeu estudo de campo no âmbito acadêmico espanhol em que envolveu seis bibliotecas das Universidades Carlos III de Madri, Universitat de Barcelona, Universidad de Alcalá de Henares, Universidad de Alicante, Universidad de Valladolid e Universitat Politécnica de Valencia. Visou demonstrar, por meio da adoção das mídias sociais pela biblioteca, os benefícios que a biblioteca teria a oferecer como espaço organizacional e informacional com o emprego destas mídias sociais, bem como as expectativas, riscos e necessidades que cercavam os bibliotecários no planejamento e adoção destas pela biblioteca universitária. Mediante o modelo de Biblioteca Universitária 2.0, adaptado de “modelos gerais de abordagens das mídias sócias nas organizações”, considera a percepção dos bibliotecários participantes do processo de adoção e atualização dos serviços nas bibliotecas universitárias. Para tanto, utilizou-se de questionário semiestruturado, entrevistas e observações realizadas com bibliotecários responsáveis pelas mídias sociais. Como resultados principais, a pesquisa identificou as relações entre as fases de adoção das mídias sociais em bibliotecas, a criação de contéudo pelo usuário e promoção dos serviços oferecidos por ela. Tendo como base as análises dos dados coletados, emprega modelos de abordagens das mídias sociais para projetar um modelo de adoção das mídias sociais em bibliotecas universitárias que permita sua integração a diferentes realidades. Conclui que a adoção das mídias sociais em bibliotecas universitárias requer um planejamento que compreenda aspectos específicos relacionados com os perfis de cada uma das plataformas criadas para interagir com os usuários e, com isso permita realizar uma avaliação que justifique este tipo de projeto comprovando a viabilidade e importância do modelo de adoção das mídias sociais em bibliotecas universitárias para o estudo da interação dos usuários com os bibliotecários nestas plataformas.

Palavras-chave: Adoção das Mídias Sociais em Bibliotecas. Avaliação de mídias sociais. Biblioteca 2.0. Bibliotecário 2.0. Biblioteca Digital. Biblioteca Universitária. Blogs. Criação de Conteúdo pelo Usuário. Dispositivos Móveis. Geração Y. Mídia Social. Online Public Access Catalog 2.0. Planejamento de mídias sociais. Redes Sociais. Tecnologia da Informação. Web 2.0.