SELEÇÃO CANDIDATO(A) PARA BOLSA DE PESQUISA

ATENÇÃO ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA DA UFCA!

Eu professor David Vieira tive um projeto com um plano de trabalho aprovado (1 bolsa remunerada) para o Edital PIBIC 2022/2023 e estou divulgando com os(as) estudantes do curso de Biblioteconomia da UFCA caso tenham interesse em participar.

Para tanto, devem seguir as orientações da PRPI/UFCA:

Edital 04/2022/PRPI/UFCA, deverão seguir as orientações abaixo:

QUALIFICAÇÃO PARA A BOLSA DE PESQUISA

  1. Todo estudante indicado, seja ele bolsista ou voluntário, deve possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq e atender a uma das exigências a seguir:

(a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação em Biblioteconomia da UFCA, para o caso da modalidade de PIBIC.

  1. O orientador deverá indicar, um estudante que atenda, adicionalmente, às exigências a seguir:

(a) Não possuir vínculo empregatício ou exercer qualquer atividade profissional;

(b) Estar regularmente matriculado no curso de graduação em Biblioteconomia da UFCA e possuir Média de Conclusão igual ou superior a 8 (oito), para as bolsas PIBIC.

(C) De preferência que tenha interesse pela área de tecnologia da informação no curso de biblioteconomia.

(d) Estudantes matriculados no terceiro período em diante do Curso de Biblioteconomia ou administração.

(e) estar disponível para uma entrevista online via google meet no dia 27/07 entre 16h e 18h ou 28/07 entre 10h e 12h . (link a ser enviado por email)

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

  1. Para efetuar uma indicação, o orientador deverá preencher, no prazo estabelecido neste edital, o Formulário de Indicação de Bolsistas e Voluntários, disponível no site da PRPI (prpi.ufca.edu.br), acompanhado dos documentos a seguir:

(a) Cópia do CPF do estudante indicado;

(b) Cópia do RG do estudante indicado;

(c) Histórico escolar atualizado com status ativo do estudante indicado;

(d) Termo de Compromisso do PIICT (Anexos 6 e 7) devidamente assinado;

(e) Link do currículo lattes atualizado

(f) Cópia do cartão bancário ou de comprovante de abertura de conta corrente individual titulada pelo estudante indicado. Para bolsas do CNPq, a conta corrente deve ser do Banco do Brasi. (no caso de ser a pessoa selecionada)

Encaminhar documentação anexada em formato digital para o email david.vieira@ufca.edu.br – Título do email Candidato PIBIC 2022-2023

#ATENÇÃO: Prazo final para inscrição: 27/07/2022!!!

Os interessados podem demonstrar interesse no plano de trabalho.

título do Projeto de Iniciação Científica:

Bibliotecas Universitárias Brasileiras em Casa: o uso das plataformas de redes sociais durante a pandemia de Covid 19 para disponibilizar produtos e serviços digitais.

  1. OBJETIVOS

O objetivo geral deste projeto é investigar as iniciativas que envolveram o uso das plataformas de redes sociais contemporâneas (Youtube, Instagram, Whatsapp e Facebook) para ofertar seus produtos e serviços digitais pelas bibliotecas universitárias brasileiras ao longo do trabalho remoto realizado no período pandêmico de Covid-19.

Resumo do Projeto: A pandemia de Covid-19 alterou significativamente o modus operandi das bibliotecas universitárias seja aqui no Brasil como mundo afora. Neste sentido, muitas bibliotecas universitárias com a chegada do lockdown, distanciamento social e a quarentena dos seus colaboradores e usuários passaram a considerar o uso das plataformas de redes sociais para fazer a transição dos produtos e serviços ofertados em formato presencial para o digital. Assim, o presente projeto terá como objetivo de investigar como as bibliotecas universitárias brasileiras consideraram o uso das plataformas de redes sociais contemporâneas (Youtube, Instagram e Facebook) para ofertar seus produtos e serviços no formato digital ao longo deste período pandêmico. A metodologia será de cunho exploratório e descritivo tendo como locais de investigação os sites institucionais e perfis de bibliotecas universitárias brasileiras nestas plataformas citadas observará três variáveis: as atividades realizadas pelas bibliotecas universitárias brasileiras durante a pandemia; o perfil dos bibliotecários que atuaram nestas plataformas, o engajamento dos usuários online que estiveram acompanhando as atividades realizadas durante o período. Por meio de levantamento a ser realizado pela Internet buscando os sites institucionais das bibliotecas e os perfis das redes sociais bem como pela lista de bibliotecas de universidades federais brasileiras em diretório do Ministério da Educação será estruturado instrumento de coleta de dados (roteiro de entrevista) onde serão realizadas entrevistas online (Google Meet, Microsoft Teams, etc.) para falar com os responsáveis por esses perfis de redes sociais. Espera-se como resultado descrever as atividades realizadas pelas bibliotecas universitárias durante a pandemia de Covid-19, bem como observar o engajamento dos usuários considerando a possibilidade de manutenção destes serviços e produtos digitais no período pós pandemia. Este estudo, cogita ainda, encorajar a discussão sobre o perfil do profissional chamado de Bibliotecário 2.0 revendo se as habilidades e competências necessárias para exercer as atividades de modo remoto vem se modificando ao longo do tempo. Por fim, pretende-se com a ajuda de bolsistas publicar conteúdo deste projeto de pesquisa em periódicos científicos e eventos que sejam qualificados nesta área e elaborar um mapa interativo descrevendo as iniciativas realizadas pelas bibliotecas universitárias brasileiras que merecem destaque para a área de Ciência da Informação.

Referências

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ARAÚJO, D. K.; SELBACH, C. J.; SILVEIRA, E. F.. Práticas inovadoras na Biblioteca Central Irmão José Otão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul diante do cenário da COVID-19. RevIU – Revista Informação & Universidade http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/32.

BAPTISTA, M. M.; SERVI, M. G. Biblioteca Universitária em meio à pandemia da Covid-19: Relato de Experiência das Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul. RevIU – Revista Informação & Universidade, http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/36.

CAMPOS, A. F et al. O uso estratégico de redes sociais digitais no ensino-aprendizagem: um estudo com os objetivos 4 e 17 da Agenda 2030. Revista ACB Disponível em: https://www.revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1835.

CHAVES, I. T.; CAVALCANTE, L. P. dos S.; GUERRA, M. Á. M. A. Biblioteca universitária e a pandemia de Covid-19: relato de atuação na Universidade Federal do Ceará. Revista Fontes Documentais, https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/826.

CINTRA, F. C. Marketing digital: a era da tecnologia on-line. Investigação, https://publicacoes.unifran.br/index.php/investigacao/article/view/147.

COMISSÃO BRASILEIRA DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS – CBBU. Recomendações da Comissão Brasileira de Bibliotecas – CBBU para elaboração de planejamento de reabertura das bibliotecas universitárias. 2020. http://www.febab.org.br/cbbu/wp-content/uploads/2020/05/Recomenda%C3%A7%C3%B5es-14-de-maio-1.pdf.

COSTA, L. F. et al. O uso de mídias sociais por revistas científicas da área da Ciência da Informação para ações de marketing digital. Revista ACB Disponível em: https://www.revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1159.

FRANÇA, F. P.; ARAÚJO, D. O.; SILVA, M. B. A iniciativa digital CONVIDE-i9 no combate à infodemia de COVID-19: breves apontamentos de atuação. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76472.

GARCIA, I. O. S.; SÁ, M. I. F. Bibliotecas no Instagram: um estudo sobre o uso do aplicativo por unidades de informação. Prisma.com
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NICOLINO, M. E. V. P.; MENDONÇA, J. C. G. Criatividade e inovação da Biblioteca da FFC no contexto da pandemia serviços e ações adaptados a uma nova realidade. REVIU – Revista Informação & Universidade http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/40.

SANTOS, E. D. J.; SILVA, A. N.; SOUSA, J. S. Bibliotecas Universitárias Públicas Federais do Estado da Bahia: Atuação nas Redes Sociais em Época de Pandemia. Revista Fontes Documentais. https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/627.

VICARI, S. R.; SELBACH, C. J., MAGNUS,  A. P. M. A Importância da comunicação durante a Pandemia Covid-19: Relato de caso nos canais de comunicação da Biblioteca Central Irmão José Otão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). REVIU – Revista Informação & Universidade http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/36.