SELEÇÃO CANDIDATO(A) PARA BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

SAIU O RESULTADO DA BOLSA PID 2024 – Monitoria de TI – Metodologias Ativas.

ATENÇÃO ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA DA UFCA!

Eu Prof. David Vieira e o Prof. Lucas tivemos um projeto PID com um plano de trabalho aprovado (1 bolsa remunerada e até 3 voluntárias) vinculado ao Edital 01/2024/PDI/PROGRAD/UFCA. As datas do cronograma do Edital 01/2024/PDI foram prorrogadas e estão no 1º Adendo.

Estamos aqui divulgando com os(as) estudantes interessadas(os) do curso de Biblioteconomia da UFCA caso desejem participar da seleção.

Título do Projeto de Iniciação à Docência

Monitoria de Tecnologia da Informação no Curso de Biblioteconomia: Práticas com uso de Metodologias Ativas

OBJETIVO DO PROJETO DE INICIAÇÃO DOCÊNCIA

  • Promover a interação dos conhecimentos teóricos e a prática bibliotecária através de ações e atividades voltadas para o aprendizado das disciplinas constantes da Unidade Curricular de Tecnologia da Informação.
  • Contribuir, por meio do estabelecimento de atividades e metodologia baseada na assistência individualizada e troca de experiências, entre monitor e discentes em dificuldades de aprendizagem para a redução do índice de reprovação e desistência nas disciplinas da Unidade Curricular de Tecnologia da Informação;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino;
  • Desenvolver a competência informacional e digital melhorando as habilidades e competências no que diz respeito à prática bibliotecária, de modo que favoreça ao exercício eficiente da profissão.

RESUMO DO PROJETO:

Visa contribuir para a formação dos discentes nos componentes curriculares da unidade curricular de Tecnologia da Informação do Curso de Graduação em Biblioteconomia: BIB0006-Tecnologia da Informação I, BIB0007-Informática Aplicada à Biblioteconomia e Ciência da Informação, BIB0011-Tecnologia da Informação II, BIB0029-Informática Documentária, BIB0032 – Geração e Uso de Base de dados para Unidades de Informação, BIB0058-Normalização documentária e BIB0065 Bibliotecas Digitais, por meio de abordagens que utilizam metodologias ativas considerando aprendizagem baseada em projetos (ABP), gamificação usando kahoot e a sala de aula invertida de modo que a pessoa selecionada para a monitoria possa dar suporte e fortalecer o conteúdo apresentado e praticado no espaço de aprendizagem (laboratório de informática ou sala de aula remota (Google Meet)). O Docente Coordenador do Projeto juntamente com o Docente Orientador irão definir para cada um dos monitores dois ou três componentes curriculares que irão acompanhar no processo de ensino/ aprendizagem e assim obter como resultado esperado que a turma possa se nivelar e entregar as atividades propostas pelos componentes curriculares.


As(os) interessadas(os) deverão seguir as orientações abaixo:

QUALIFICAÇÃO PARA A BOLSA DE MONITORIA

Toda(o) estudante interessada(o), seja pela bolsa remunerada ou como voluntária, deve possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq e atender a uma das exigências a seguir:

(a) Não possuir vínculo empregatício ou exercer qualquer atividade profissional;

(b) Estar regularmente matriculado no curso de graduação em Biblioteconomia da UFCA do segundo período em diante e possuir Média de Conclusão igual ou superior a 9 (nove).

(c) De preferência que tenha interesse pela área de tecnologia da informação no curso de biblioteconomia.

(d) Estudantes matriculados do quarto período em diante do Curso de Biblioteconomia.

(e) estar disponível para uma entrevista online via google meet entre os dias 12/03 (9h a 12h) e 13/03 (9h a 12h) (link a ser enviado por email)


DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

Para efetuar uma indicação, o coordenador do projeto deverá preencher, no prazo estabelecido neste edital, o Formulário de Indicação de Bolsistas , disponível no Módulo de Monitoria do Sigaa, acompanhado dos documentos a seguir:

(a) Cópia do CPF do estudante indicado;

(b) Cópia do RG do estudante indicado;

(c) Histórico escolar atualizado com status ativo do(a) estudante indicado(a);

(d) Termo de Compromisso do Monitor preenchido após resultado da seleção e devidamente assinado;

(e) Link do currículo lattes atualizado

(f) Cópia do cartão bancário ou de comprovante de abertura de conta corrente individual titulada pelo estudante indicado. (no caso de ser a pessoa selecionada)

(g) Carta de Manifestação de interesse destacando seu interesse pelo tema do projeto e sua disponibilidade para participar das atividades prevista nele.


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Preencha seus dados e anexe os arquivos da documentação no formulário online de inscrição, verificando antes acima se você está qualificada(o) para o projeto.

Encaminhar documentação anexada em formato digital via formulário online do Google neste link ou por este código QR abaixo.

#ATENÇÃO: Prazo final para inscrição: 11/03/2024 (segunda) às 20h!!!


ATIVIDADES QUE COMPÕEM A BOLSA

a) Promover a divulgação do projeto PID nos perfis das redes sociais e no site do grupo de pesquisa do LAGENTI;

b) Participar de eventos e congresso para divulgação científica do projeto;

c) Produzir artigos científicos em congressos e/ou revistas;

d) Elaborar relatórios sobre as atividades desenvolvidas no projeto;

e) Atender aos estudantes para tirar dúvidas em horário extra-classe a ser combinado e divulgado.

CRONOGRAMA

Etapas da SeleçãoData
Lançamento da Chamada01/03/2024
Inscrições online (Google Forms)01/03 e 11/03 (segunda) às 20h
Entrevistas Online (agendadas por email)12/03 (9h a 12h) e
13/03 (9h a 12h) e 13h a 15h
Divulgação do Resultado Final13/03
Envio de Documentação indicar bolsista15/03/2024

Divulgação

Referências

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.) Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 270p.

BACICH, Lilian; MORAN, José (org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática.Porto Alegre: Penso, 2018. 238 p.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

GABRIEL, Martha. Inteligência Artificial: Do Zero ao Metaverso. São Paulo: Grupo GEN, 2022. E-book. ISBN 9786559773336. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559773336/. Acesso em: 03 dez. 2023.

HÜBNER, M. L. F.; SILVA, J. F. M. da. Metodologias ativas e as novas perspectivas do ensino de catalogação nos cursos de biblioteconomia. Informação & Informação[S. l.], v. 25, n. 3, p. 52–86, 2020. DOI: 10.5433/1981-8920.2020v25n3p52. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/41928. Acesso em: 23 jan. 2024.

LESSA, B. Aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Fontes de Informação no Curso de Biblioteconomia. BIBLOS, v. 33, n. 1, p. 182–200, 2020. DOI: 10.14295/biblos.v33i1.8782. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/8782. Acesso em: 23 jan. 2024.

RIBEIRO, Anna Carolina M. L.; FERREIRA, Pedro C. G. (Org.). BIBLIOTECA do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília: IPEA, 2016. 353 p.

SOUZA, L. N.; TANUS, Gabrielle F. S. C. O Ensino de Biblioteconomia a partir das Metodologias ativas de aprendizagem. Tendências da Pesquisa Brasileira e Ciência da Informação, ANCIB, v. 14, p. 1–17, 2022. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/545. Acesso em: 23 jan. 2024.