O Lagenti convida a todos para acompanhar por meio presencial a Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Biblioteconomia “ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DA UNIDADE CURRICULAR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL” de autoria da graduanda Damiana Thalia Sousa Freitas, a ser apresentada no dia 17 de abril de 2024, às 9h, na sala de reunião M301 – Campus de Juazeiro do Norte-CE, os seguintes docentes irão participar da Banca:

Prof. Dr. David Vernon Vieira – Biblioteconomia/UFCA – Presidente Lattes
Prof. Dr. Marcus Vinicius de Oliveira Brasil – Administração/UFCA – Membro Interno Lattes
Prof. Dr. Denysson Axel Ribeiro Mota – Biblioteconomia/UFCA – Membro Interno Lattes

Confira o resumo do TCC da Graduanda Thalia Freitas

Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com coleta de dados nos sites dos cursos de Biblioteconomia, com o objetivo de fazer um levantamento documental sobre a grade curricular do Curso de Biblioteconomia pela Região Nordeste do Brasil, fazendo análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das universidades UFBA, UFPB, UFPE, UFC e UFMA, principalmente dentro da unidade curricular de Tecnologia da Informação (T.I). entre todas as Universidades Federais que ofertam o curso de Biblioteconomia, escolheu-se as cinco com mais tempo de funcionamento e isso servirá como uma apresentação para descrever as mudanças ocorridas nos cursos ao longo do tempo. Ao analisar os PPCs dos Cursos de Biblioteconomia bem como também a unidade curricular de TI, pode-se ter uma base de como está sendo a formação do futuro profissional bibliotecário, principalmente para a utilização das tecnologias nas bibliotecas. A metodologia teve como base artigos científicos, blogs, teses, dissertações e monografias relacionadas à temática que envolve o ensino de tecnologia no curso de Biblioteconomia. É uma pesquisa documental, onde analisou-se o conteúdo presente na matriz curricular e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) dos cursos mais antigos da Biblioteconomia que foram escolhidos, na Região Nordeste do Brasil. Discute-se sobre a formação do bibliotecário em cursos do Nordeste considerando as disciplinas voltadas para área tecnológica. No decorrer do texto, pode-se observar a mudança da Biblioteconomia no decorrer do tempo e a necessidade da adaptação para cada época vivida.