SELEÇÃO CANDIDATO(A) PARA BOLSA DE PESQUISA

RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO – ESTUDANTE MATRÍCULA 2019010088

ATENÇÃO ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DA UFCA!

Eu professor David Vieira tive um projeto com um plano de trabalho aprovado (1 bolsa remunerada) para o Edital PIBIC 2021/2022 e estou divulgando com os(as) estudantes do curso de Biblioteconomia ou Administração da UFCA caso tenham interesse em participar.

Para tanto, devem seguir as orientações da PRPI/UFCA:

Edital 03/PRPI/UFCA/2021, deverão seguir as orientações abaixo:

QUALIFICAÇÃO PARA A BOLSA DE PESQUISA

  1. Todo estudante indicado, seja ele bolsista ou voluntário, deve possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq e atender a uma das exigências a seguir:

(a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação em Biblioteconomia ou Administração da UFCA, para o caso da modalidade de PIBIC.

  1. O orientador deverá indicar, um estudante que atenda, adicionalmente, às exigências a seguir:

(a) Não possuir vínculo empregatício ou exercer qualquer atividade profissional;

(b) Estar regularmente matriculado no curso de graduação em Biblioteconomia ou Administração da UFCA e possuir Média de Conclusão igual ou superior a 7 (sete), para as bolsas PIBIC.

(C) De preferência que tenha interesse pela área de tecnologia da informação no curso de biblioteconomia ou administração

(d) Estudantes matriculados no terceiro período em diante do curso de biblioteconomia ou administração.

(e) estar disponível para uma entrevista online via google meet no dia 15/07 ou 16/07 entre 16h e 18h. (link a ser enviado por email) (PRORROGADO ATÉ 29/07)

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

  1. Para efetuar uma indicação, o orientador deverá preencher, no prazo estabelecido neste edital, o Formulário de Indicação de Bolsistas e Voluntários, disponível no site da PRPI (prpi.ufca.edu.br), acompanhado dos documentos a seguir:

(a) Cópia do CPF do estudante indicado;

(b) Cópia do RG do estudante indicado;

(c) Histórico escolar atualizado com status ativo do estudante indicado;

(d) Termo de Compromisso do PIICT (Anexos 6 e 7) devidamente assinado;

(e) Link do currículo lattes atualizado

(f) Cópia do cartão bancário ou de comprovante de abertura de conta corrente individual titulada pelo estudante indicado. Para bolsas do CNPq, a conta corrente deve ser do Banco do Brasi. (no caso de ser a pessoa selecionada)

Encaminhar documentação anexada em formato digital para o email david.vieira@ufca.edu.br – Título do email Candidato PIBIC 2021-2022

#ATENÇÃO: Prazo final para inscrição: 16/07/2021!!! (PRORROGADO ATÉ 29/07)

Os interessados podem demonstrar interesse no plano de trabalho.

título do Projeto de Iniciação Científica:

PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE MAKERSPACES EM BIBLIOTECAS: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS REPRESENTANTES DESTE ESPAÇO

  1. OBJETIVOS

O objetivo geral deste projeto de pesquisa é de contribuir para a elaboração de um plano de implementação de Makerspaces em Bibliotecas.

Resumo do Projeto: Desde 2005 com o surgimento do Movimento Maker que entusiastas da cultura do “faça você mesmo” estão procurando estabelecer espaços criativos chamados de Makerspaces, Fab Labs, Hackerspaces ou Techshops, que envolvem em um local ferramentas de autoprodução que deve ser aberto ao público para implementar ideias de modo colaborativo por meio de processo físico ou digital. Estes espaços oferecem maquinário que inclui impressoras 3D, cortadoras a laser e computadores que usam diversos tipos de materiais (antigos ou reciclados) para definir objetos que são modelados por meio de softwares de design em 2D ou 3D, além de equipamentos de áudio e vídeo para processamento e edição de arquivos, música, etc. Desta forma, os Makerspaces promovem a aprendizagem e experimentação de estudantes, clientes ou usuários que desejam empreender ou desenvolver novas atividades com o auxílio de profissionais, especializados em arquitetura, design, engenharia e outras áreas, que estão disponíveis para colaborar na inovação. As bibliotecas universitárias consideradas como espaços de promoção da aprendizagem por meio da oferta de fontes bibliográficas (livros, revistas, bases de dados, etc.), eventos e cursos, estão inseridas neste contexto buscando aderir a estas tendências tecnológicas e realizar o empoderamento digital procurando disponibilizar espaços criativos como os Makerspaces. Assim, o presente projeto terá como objetivo de investigar a estruturação de Makerspaces em bibliotecas universitárias brasileiras. A metodologia será de cunho exploratório e descritivo tendo como estudo de caso Makerspaces e seus respectivos representantes selecionados para a pesquisa onde observará três variáveis: as características de infraestrutura e as atividades realizadas pelos Makerspaces; e o perfil dos representantes dos Makerspaces, poderão ajudar a propor um plano de implementação de atividades neste espaço articulado com o Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Por meio de levantamento previamente realizado no ano de 2020 e 2021 em diretório de Makerspaces cadastrados em todo o Brasil foi estruturado instrumento de coleta de dados (roteiro de entrevista) onde será dada continuidade a entrevistas online (google meet, skype, etc.) para falar com os representantes de Makerspaces elencados em cidades brasileiras bem como estudiosos da área da biblioteconomia. Espera-se como resultado descrever atividades e características destes espaços colaborativos bem como os equipamentos e ferramentas tecnológicas que possibilitem promover oportunidades de aprendizagem e o empoderamento digital dos usuários. Pretende-se, ainda, fomentar o debate sobre o perfil do(s) profissional(is) presente(s) neste espaço e as habilidades e competências necessárias para exercer as atividades. Por fim, pretende-se elaborar um plano de implementação que sirva para posterior publicação de conteúdo deste projeto de pesquisa em periódicos científicos e eventos que sejam qualificados nesta área bem como propor uma articulação com o SIBI-UFCA de modo a no futuro criar condições de implementá-lo. 

Referências

  1. Bibliotecas como makerspaces – CRB8
  2. 2017 ZANINELLI SANTOS NETO Bibliotecas com makerspaces: tendência ou necessidade de inovação?
  3. Bibliotecas e makerspaces : um espaço de colaboração e criação – TCC UFRGS
  4. 2018 CORREDOR – Diretrizes para o funcionamento de makerspaces de bibliotecas – TCC FESPSP
  5. 2017 VIEIRA – INOVAÇÃO EM BIBLIOTECAS: considerações sobre a disponibilização de serviço de impressão 3D.